* Excelência Administradora Municipal de Benguela, Dra. Adelta Matias;

   * Excelência Professor Doutor Almeida Dias – PCA da PEA

   * Excelências representantes do Conselho de Administração da PEA, entidade Instituidora do ISPB;

   * Excelência Professor Dr. José Maria Sousa Cruz – Director Geral Adjunto Para Área Académica do ISPB;

   * Excelência Dr. Amaro Ricardo - Director Geral Adjunto Para Área Científica do ISPB;

   * Excelências Chefes dos Departamentos de Ensino e das Coordenações dos Cursos do ISPB;

   * Respeitosas autoridades locais;

   * Caríssimos Docentes do ISPB;

   * Honrados Finalistas;

   * Estimados Convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Em nome da Direcção do ISPB, quero agradecer a todos os que estão, fisicamente, presentes, ou se encontram on-line nesta Sessão Solene de Outorga de Grau Académico de Licenciatura do Instituto Superior Politécnico de Benguela – ISPB, correspondente ao Ano Académico de 2019 em que se graduam 365 finalistas.

Este ano, a cerimónia decorrerá num formato significativamente diferente pelas razões que todos conhecemos e vivenciamos, mas, apesar das circunstâncias, o ISPB não quis deixar de homenagear os seus estudantes, afinal a razão de ser da sua existência. Devemos ser uma das poucas Instituições seja privada ou pública, que vão concretizar esta cerimónia. Tendo em consideração o respeito que todos nos merecem e com as medidas de biossegurança que se impõem, estamos a realizá-la em quatro sessões.

Na primeira sessão, será outorgado o grau de licenciatura a 39 finalistas do Curso de Administração e Gestão do Território, a 33 finalistas dos Cursos de Engenharia de Telecomunicações, Electrónica e Informática, aqui presentes. Seguir-se-á a sessão dos Cursos de Gestão de Empresas, onde, pela primeira vez, na história do ISPB se graduarão 14 finalistas e mais 66 finalistas de Gestão de Recursos Humanos. Na terceira sessão teremos 31 finalistas do Curso de Medicina Dentária, 51 Finalistas do Curso de Análises Clínicas e 19 finalistas do Curso de Fisioterapia. Por fim, teremos a sessão de outorga aos 112 finalistas do Curso de Enfermagem.

A todos desejamos as maiores felicidades e a concretização dos seus sonhos. Que o futuro seja uma permanente lição e aprendizagem e que a graduação seja, apenas, o primeiro passo nesta contínua viagem rumo ao culto do humanismo e do conhecimento, permitindo a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, nesta Angola que amamos.

Infelizmente não poderemos ter aquela glamorosa cerimónia a que já habituámos a cidade de Benguela, em que, todos juntos, estudantes, suas famílias, docentes e trabalhadores não docentes, celebrávamos a nossa alegria e nos abraçávamos, lembrando o que passámos e dançávamos, fruindo o presente e sonhando o futuro. Hoje, tudo tem de ser mais comedido e contido, contrariando as habituais comemorações, mas sonhando sempre um futuro mais profícuo. Não é do nosso agrado, por isso lutamos para voltarmos, rapidamente, às nossas tradições, como disse o nosso poeta maior.

Foi um ano atípico, completamente fora das nossas expectativas, mas, ainda assim, devemos dizer que foi um ano que nos proporcionou enormes aprendizagens, maiores responsabilidades individuais e colectivas e, sobretudo, mais conhecimento da Humanidade.

Aprendemos, ainda, o quanto os nossos professores nos fazem falta, assim como, o quanto o futuro nos reserva, na aplicação de novos métodos, novas tecnologias e novas perspectivas para o conhecimento e o desenvolvimento.

Foi um ano em que o ISPB e a nossa Entidade Promotora, a PEA, fez grandes esforços para continuar a investir no aumento da nossa capacidade de oferecer melhores serviços, de cuidar da segurança de todos face à Covid-19, de manter o ISPB a funcionar, de cuidar da capacitação de docentes e funcionários.

Ainda teremos, certamente, de enfrentar imprevisíveis dificuldades durante mais algum tempo, todavia esperamos que os investimentos já realizados e os que ainda se hão de concretizar, nos permitam um futuro promissor.

O que não é diferente é a nossa vontade indómita de continuar a formar e a capacitar os nossos estudantes e quadros com as melhores práticas, mais competências e o máximo acesso ao conhecimento, pois essa é a nossa maior missão.

Continuamos cientes que os finalistas que, agora, terminam e se apresentam ao mercado de trabalho, devem confiar nas suas competências teóricas, científicas e técnicas, para estarem em condições de contribuir com o seu saber para o crescimento científico e técnico, cultural, social e económico do País.

Entretanto, o ISPB está perante novos desafios e terá que se adaptar à nova legislação, quer na mudança do ano lectivo, como também na sua organização interna, designação e novas tarefas, nas áreas académica, científica e na prática da extensão universitária.

Teremos novas responsabilidades pois o País assim no-lo exige. Teremos, portanto, de reforçar a nossa oferta em novas Graduações e, principalmente, em Pós-Graduações que deverão iniciar já no próximo ano.

No ano vindouro reforçaremos a actuação a nível internacional e temos o prazer de anunciar que o ISPB se prepara para realizar o 4º Fórum Internacional da RACS, a Rede Académica das Ciências da Saúde. Gostaríamos que fosse presencial, nesta nossa Província de Benguela, com convidados de vários Países de Língua Oficial Portuguesa e não só. Estamos empenhados nesta tarefa a realizar em 2021, pois trata-se de mais um passo importante para a nossa internacionalização.

Caros Finalistas

Caros colegas

Minhas Senhoras e meus Senhores,

Para terminar esta solenidade, deixem-me prestar os nossos agradecimentos e enaltecer o empenho e esforço de todos os nossos colaboradores, funcionários, docentes e discentes desta nossa/vossa casa.

Quero endereçar um grande abraço a todos os que não estando aqui presentes, nos acompanham nas redes sociais.

Agradecer o trabalho da Associação dos Estudantes do ISPB e exortá-los para que continuem a trilhar os melhores caminhos do Associativismo, visando um diálogo e labor permanentes entre todos os actores do Ensino Superior.

Quero deixar expresso os nossos agradecimentos aos finalistas pelo vosso trabalho e, principalmente, pelo vosso sentido de responsabilidade na preparação desta cerimónia de Outorga e dizer-vos que contamos sempre convosco e que esta é a vossa Casa – a Casa do Saber, ou a Casa da troca e do desenvolvimento dos Saberes-.

Agradeçam às vossas famílias por toda a compreensão e carinho e peço-vos que continuem a honrar o vosso trabalho e o ISPB.

Resta-me desejar muitas felicidades a todos os finalistas e dizer Muito Obrigado a todos.

COM ISSO, DECLARO ABERTA A SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DE GRAU ACADÉMICO 2019 DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE BENGUELA - ISPB.