Engenharia Electrónica

O curso de Licenciatura em Engenharia Electrónica tem por objectivo formar profissionais de engenharia capazes de responder com competência aos desafios colocados pelo setor das tecnologias de informação e adaptar-se às mudanças resultantes do grande dinamismo do sector. Desempenha papel predominante em diversas áreas, notadamente nos sectores de telecomunicações, automação industrial, sensores e atuadores industriais, instrumentação, engenharia de computadores (hardware/software), bioelectrónica, rede de computadores, entre outras.

A engenharia electrónica tem-se destacado nas últimas décadas, seu progresso acelera o desenvolvimento industrial e fortalece a ciência moderna. A automação industrial é um ramo da engenharia electrónica que aplica a integração de tecnologias nos campos controlo automático industrial, sistemas de controlo e monitoramento de dados, instrumentação industrial, controlo de processos e redes de comunicação industrial.

Perfil de entrada

Poderão matricular-se no Curso de Licenciatura em Engenharia em Telecomunicações os candidatos que tenham concluído com aproveitamento o curso médio de ciências Informática, Electrónica ou áreas afins. O ensino secundário nas especialidades de Ciências Físicas, para além de terem sido aprovados em exame de admissão efectuado pelo ISPB.

Perfil de Saída

A engenharia electrónica compreende um amplo espectro de actividades. Em um primeiro nível, trata da modelagem, projecto e fabricação de componentes e dispositivos, campo da microelectrónica e projecto de circuitos. Também inclui seu uso em equipamentos, como instrumentos de medição, equipamentos de som, computadores pessoais e outros. Por fim, engloba sua integração em sistemas, que podemos exemplificar citando: redes de computadores, centros de controlo em indústrias ou sistemas de comunicação, entre outros.

Campos de Intervenção

  • Engenheiro eletrónico, computação e controlo;
  • Gerente de empresas em áreas correlativas; 
  • Projetista de aparelhos eletrónicos, de comunicações, computação e controlo;
  • Consultor de empresas;
  • Assessor privado e político de assuntos correlativos.
  • Engenheiro e empresário em firma prestadora de serviços; 
  • Engenheiro de desenvolvimento de pesquisas de novos dispositivos e componentes eletrónicos;
  • Engenheiro-projetista de desenvolvimento de pesquisas que permitam a criação de novos equipamentos;
  • Responsável por projectos, supervisão e controlo dos sistemas de telecomu-nicações e computação em empresas públicas e privadas.
  • Profissional de consultoria a empresas públicas e privadas ou os usuários, para temas ligados à electrónica, telecomunicações e computação.
  • O curso também capacita o profissional a prosseguir na vida académica, quer como aluno nos cursos de extensão e pós-graduação, quer como professor e pesquisador. 

Organização do Curso

O Programa do curso de Licenciatura em Engenharia Electrónica tem uma carga horária total de 6.232 horas, distribuídas em 5 anos de duração.