Engenharia de Telecomunicações
A engenharia de telecomunicações é atualmente, uma das áreas da engenharia mais disputadas, principalmente depois dos avanços das tecnologias da informação. Os progressos alcançados na tecnologia de fabricação dos circuitos integrados, têm possibilitado a construção de sistemas cada vez mais potentes. O curso de Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações tem por objectivo formar profissionais de engenharia capazes de responder com competência aos desafios colocados pelo sector das tecnologias de informação e adaptar-se às mudanças resultantes do grande dinamismo do sector. Desempenha papel predominante em diversas áreas, notadamente nos sectores de telecomunicações, automação industrial, sensores e atuadores industriais, instrumentação, engenharia de computadores (hardware/software), bioeletrónica, rede de computadores, entre outras.
Perfil de entrada
Poderão matricular-se no Curso de Licenciatura em Engenharia em Telecomunicações os candidatos que tenham concluído com aproveitamento o curso médio de ciências Informática ou áreas afins, o ensino secundário nas especialidades de Ciências Físicas, para além de terem sido aprovados em exame de admissão efectuado pelo ISPB.
Perfil de Saída
- Implementar soluções de rede que interligam locais e sistemas de informação utilizando redes fixas ou móveis;
- Planear e configurar redes complexas incluindo tecnologias de redes sem fios;
- Gerir infraestruturas de comunicações de forma segura, garantindo o seu adequado funcionamento;
- Participar em projectos de investigação, estudando novas tecnologias ou a aplicação das tecnologias existentes à novas realidades;
- Desenvolver, configurar e administrar infraestruturas de suporte à sistemas multimédia;
- Conceber e implementar bases de dados para armazenamento, pesquisa e manipulação de informação geográfica e multimédia;
- Desenvolver sistemas de recuperação de Informação (Information Retrieval).
Campos de Actuação
- Desenvolve projectos de redes de comunicação
- Desenvolve equipamentos e aparelhos de telecomunicação
- Dá suporte em tecnologias de mobilidade
- Faz a gestão de serviços de telecomunicações
- Vende equipamentos de telecomunicações
- Desenvolve sistemas de transmissão de dados móveis
- Desenvolve e cria sistemas de transmissão de dados digitais
Organização do curso
O Programa do curso de Licenciatura em Engenharia telecomunicações integra 70 Unidades Curriculares semestrais com uma carga horária total de 6.400 horas, com uma duração de 5 anos.